sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Davi e Golias





















figura 1
Davi era o filho mais novo de Jessé. Ele passava o dia no campo cuidando das ovelhas de seu pai.
Um certo dia Deus se dirigiu ao profeta Samuel para que ele fosse a casa de Jessé escolher um novo rei para Israel. Na época Saul era o rei, mas Deus não estava contente com ele.
Quando Samuel chegou á casa de Jessé, viu os seus sete filhos. Logo pensou que o mais velho, que era alto e forte, seria o escolhido por Deus. Deus, porem lhe disse: -”não olhes a aparência e nem a altura; porque Deus não vê como vê o homem”.

figura2
Como nenhum dos que estavam em casa tinham sido escolhidos, Samuel perguntou se Jessé tinha mais algum filho. Jessé então respondeu que o mais novo estava cuidando das ovelhas no campo. Davi foi chamado para voltar para casa.
Ao chegar em casa Samuel disse que Davi era o escolhido de Deus para ser o rei de Israel.

figura3
Nessa época, os israelitas estavam lutando contra os filisteus. Saul havia convocado todos para lutar contra os filisteus. Até os três irmãos mais velhos de Davi haviam partido para a guerra. Os filisteus tinham entre o seu exercito um gigante de quase três metros de altura, chamado Golias. Os israelitas tinham muito medo dele.
Durante quarenta dias Golias insultou o povo de Israel. O exercito de Israel estava com muito medo. Ninguém tinha coragem de enfrentá-lo até que chegou Davi, que ao ouvir os insultos de Golias, resolveu enfrentá-lo em nome de Deus.

figura4
Quando Saul soube da coragem de Davi, tentou convencê-lo a não enfrentar o gigante porque ainda era muito jovem e além de tudo era apenas um pastor de ovelhas. Davi então falou ao rei Saul de como tinha matado um leão e um urso, e de como Deus o tinha livrado.
Saul ouvindo estas palavras tentou vestir uma armadura em Davi, mas como pesava muito tirou a roupa de guerra.

figura 5
Davi, então, pegou o seu cajado e cinco pedras e partiu para enfrentar Golias. Ao vê-lo franzino, Golias riu muito de Davi. Davi respondeu que lutava em nome de Deus e assim com uma funda atirou uma pedra que o acertou na testa matando-o.
O exercito filisteu, percebendo que o seu herói estava morto, fugiu. O exercito de Israel derrotou então os filisteus. Assim Davi venceu Golias e os filisteus. Depois da morte de Saul, Davi tornou-se rei de Israel.













A cura de Naamã




















A cura de Naamã

Objetivo do Professor: Que a criança não salva aproprie-se do caminho de Deus para a reconciliação, crendo no Senhor Jesus como seu Salvador do pecado.

Verdade Central Relacionada à Criança: Deus abriu um caminho para que você não tenha de ficar separada dele.


I. Introdução:
Você gosta de ficar doente? Como se sente quando está doente? Queremos muito ficar bons outra vez, não é? Há muitos anos havia um homem muito enfermo – e naqueles dias não havia cura para ele,

II. Andamento:
A. Naamã, um general do exercito sírio, tinha lepra (V.1)
[Naamã era um oficial de maior patente do exercito, um homem importante e de alta posição social. Sua influência chegava até o rei. Todavia, a lepra de Naamã poderia forçá-lo a afastar-se da sociedade, porque a moléstia era tanto contagiosa quanto incurável na época. Apesar de sua elevada posição e riqueza, Naamã se encontrava numa situação aparentemente desesperada.]
Que problema terrível! Mas, há algo ainda pior do que a lepra. É o pecado. Você e eu pecamos. De muitas maneiras o pecado é como a lepra. Cada pessoa nascida neste mundo tem pecado em seu íntimo. Isto inclui você e eu. Você nasceu querendo fazer as coisas a seu modo em vez de obedecer a Deus. Quais são algumas das coisas que você faz como quer em vez de fazer o que é certo? (DEIXE AS CRIANÇAS CITAREM ALGUMAS COISAS.) É verdade, pecado é tudo que desagrada a Deus. Você e eu nascemos em pecado- com a “vontade” de seguir o nosso próprio caminho. O pecado nos separa de Deus. A palavra de Deus diz “As vossas iniqüidades (pecados) fazem separação entre vós e o vosso Deus” (Isaías 59:2). Deus precisa punir o pecado.
Esse castigo é ficar separado dEle para sempre. Que coisa horrível! O pecado é um problema sério. É ainda pior do que a lepra.

B. A menina israelita escrava ajudou a mulher de Naamã(V.2)
[A menina havia sido capturada durante uma das muitas invasões de Israel pela Síria. Ela era escrava na casa de Naamã. ]

C. A menina disse à mulher de Naamã que o profeta em Israel poderia curar o general (V.3)
Deus amavaa realmente Naamã e se importava com o que acontecia com ele. Ele se importa também com você e ama você com um amor que nunca terminará. Ele sabe até sua idade, o seu nome e quantos fios de cabelo você tem na cabeça. Ele sabe tudo sobre você e ama você porque foi Ele quem o criou. A bíblia diz: “ Porque Deus amou ao mundo de tal maneira...” (João 3:16.) Ele é grande e poderoso Deus fez os pássaros que cantam e as lindas flores e árvores. Este Deus poderoso é também perfeito. Por esse motivo, Ele não pode permitir o pecado na sua presença. Embora você esteja separado de Deus por causa do seu pecado, Ele continua se importando com você. Ele o ama e sempre amará. Deus Naamã amou Naamã com o mesmo tipo de amor. Ele se importava com o que acontecia com ele.

D. Naamã contou ao rei que a menina dissera(V.4).

E. Naamã foi enviado ao rei de Israel com cartas do seu rei (V.V 5,6).

F.Com medo que o rei da Síria quisesse começar uma guerra, o rei de Israel rasgou as roupas (V.7).
[Rasgar as roupas era um sinal de tristeza e agitação]

G. Eliseu soube do problema e mandou buscar Naamã (V.8)

H. Em vez de ir pessoalmente ao encontro de Naamã, Eliseu enviou seu servo para dizer ao importante general, “Vai, lavar-te sete vezes no Jordão, e a tua carne será restaurada, e ficarás limpo” (V.10)
Só havia um meio de Naamã ser curado, ou purificado da lepra. E Deus só tem um meio de você ser purificado do seu pecado. Esse meio é o seu Filho perfeito, o Senhor Jesus. O Senhor Jesus tomou sobre si o castigo do seu pecado quando morreu na cruz. Enquanto pendia ali, Deus colocou sobre Ele todas as coisas erradas que você fez. Depois, Deus afastou-se de se Filho. Eles ficaram separados pela primeira vez (Mateus 27:46). O castigo para o pecado é a separação de Deus. O Senhor Jesus sofreu voluntariamente essa separação para que você não tivesse que sofre - lá. O Senhor Jesus deu voluntariamente o seu sangue para que o seus pecados pudessem ser perdoados e você fosse purificado. A bíblia diz que “ o sangue de Jesus Cristo, seu filho, nos purifica de todo o pecado” (I João 1:7). Depois da sua morte, Jesus foi sepultado, mas ao terceiro dia voltou a viver. Jesus está agora no Céu com o Pai, e quer vir viver em você, limpando todo esse pecado. Deus preparou um meio para você não ter mais de ficar separado dele. Jesus é esse meio e só havia também um meio de Naamã ficar livre da lepra.

I. Com o orgulho ferido, Naamã irou-se, mas finalmente obedeceu (V.V 11-14)
Ele achou absurdo mergulhar nas águas sujas do rio Jordão e isso machucou o seu orgulho. Mas, quando os servos o encorajaram a tomar a decisão certa, Naamã se humilhou e seguiu as instruções do profeta de Deus.

II. Clímax
Deus purificou Naamã da lepra

III. Final
Conclusão
Naamã reconheceu “Em toda a terra não há Deus senão em Israel” (V.15)
Ele voltou à Síria para contar o que acontecerá.

Apelo (Não salvos)
Naamã foi curado por ter humilhadamente confiado em Deus para a purificação da lepra.
Você pode ser purificado do seu pecado, se confiar no meio de Deus para obter o perdão e a vida eterna. A bíblia diz... (cite João 3:15). Ao crer no caminho de Deus para a vida eterna, você não terá mais de enfrentar a separação dele por causa do seu pecado. Você sabe que pecou? Crê que o Senhor Jesus morreu para purificar você do seu pecado e salvá-lo do castigo de ficar separado dele para sempre? Você quer que Ele lhe dê a vida eterna e limpe você por dentro? Você pode mostrar-me que está pronto para confiar no Senhor Jesus, levantando a mão. Depois de orarmos, fale comigo e procuraremos juntos na Palavra de Deus para ver como pode confiar no Senhor Jesus para tornar você puro do pecado.


A cura de Naamã
















A cura de Naamã.



















a perola de grande valor

















A PEROLA DE GRANDE VALOR
FIGURA 1
Rajan, era um velho hindu pescador de pérolas, que acabava de submergir bem fundo na água. Na margem do rio, um homem loiro o esperava ansioso. Sabem quem era o homem? Era um missionário que tinha deixado o seu lar e tudo o que tinha para ir à Índia, a fim de falar sobre amor de Jesus pelas pessoas. Ele era o missionário David Morse, e nessa ocasião já era muito amigo do velho Rajan.Rajan por fim, surgiu, rosto moreno na superfície da água sorrindo.-Acho que encontrei uma pérola bem jóia senhor David, olha só!David pegou a ostra com as suas mãos e abrindo-a com a faca gritava com alegria.-Olha aqui Rajan, você encontrou um verdadeiro tesouro!O velho Rajan olhou para a pérola e disse: Sim, mas há muitas pérolas melhores do que essa. Eu tenho uma muito grande e valiosa na minha casa.-Veja, esta pérola tem umas manchas e também algumas imperfeições, como se fossem rugas! –disse David.Rajan sorriu e disse:-Viu? Isso se aplica ao seu tipo de pregação. A gente se acha bom aos nossos próprios olhos, mas Deus nos vê do jeito que somos: sujos e pecadores.-Sim você tem razão Rajan –respondeu o missionário – mas ainda sendo tão maus e pecadores, Deus oferece de graça a sua salvação, oferece Seu perdão, nos limpa pelo Sangue de Seu Filho, e quer nos levar para o céu. Você pode entender isto querido Rajan?-Não senhor, disse Rajan enquanto caminhavam de volta para cidade. Talvez você pense que eu sou muito orgulhoso, mas não posso aceitar o céu como um presente de Deus. Eu devo trabalhar muito para ganhar um lugar no céu.- Mas Rajan, disse o missionário com tristeza; dessa maneira você jamais chegará no céu. E veja amigo, você está muito velho, talvez seja a última temporada que você pesca ostras. E se realmente quer ver as portas de perolas dos céus, você tem que aceitar por fé a salvação de Deus, porque ninguém pode comprar a salvação e o céu.

FIGURA 2
-Ah, não senhor David. –exclamou Rajan. Olhe, o senhor tem razão; hoje foi meu último dia como pescador de pérolas. Jamais voltarei a esta profissão, porque quando começar o ano novo sabe o que farei? Olhe, olhe bem para aquele homem!O missionário olhou e viu um homem que passava pelo caminho descalço e com os pés ensangüentados, dava uns passos e depois de joelhos beijava o chão. Que coisa triste era ver aquele homem!-Você está vendo? Isso é bom! –disse Rajan. Esse é um peregrino que faz penitência para alcançar o perdão dos pecados. É isso que eu farei. Daqui a poucos dias vou para a cidade de Delhi. Comprarei os céus, senhor David, só que irei de joelhos!-Mas você ficou louco? Há milhares de kilómetros até Delhi! – disse o missionário. Seus joelhos ficarão despedaçados, ficarão infeccionados e com lepra antes de chegar em Delhi. Oh meu querido amigo! você vai morrer sem encontrar o amor de Deus. Eu não posso deixar que você faca isso, o Senhor Jesus já morreu para comprar o céu para você.Mas Rajan não entendia nem queria aceitar a graça de Deus.

FIGURA 3
Passaram-se vários dias e o senhor Davi estava muito triste pelo seu amigo Rajan. Numa certa tarde ele ouviu umas batidas na porta. Era Rajan, e estava com o seu rosto muito sério.-Venha comigo à minha casa, quero mostrar-lhe uma coisa. Por favor, venha. – Em silêncio chegaram na casa de Rajan.-Amigo David, disse o velho hindu – amanhã começo a procissão de joelhos para Delhi. Sente-se aqui um pouquinho por favor, eu já volto!Rajan saiu do quarto e pouco depois voltou trazendo uma pequena caixa forte muito segura.-Eu guardei esta caixa por muitos anos. E dentro dela eu guardo somente um objeto que tem muito valor! É um segredo que não conto a ninguém há muitos anos… Senhor David, o senhor não chegou a conhecer, mas eu tive um filho. – Os olhos do velho hindu se encheram de lágrimas enquanto ia falando.-Meu filho foi o melhor pescador de pérolas de toda a costa da índia. Ele sempre sonhava em achar uma pérola incomparável, queria a melhor pérola nunca vista. Um dia, ele a encontrou…mas quando abriu a ostra ele já estava muito tempo mergulhado. E ainda que tivesse achado a pérola perfeita ele, morreu poucos dias depois.-Por todos esses anos tenho conservado esta pérola. Mas, como agora estou partindo para não mais retornar, quero dar esta pérola de presente ao senhor. Sabe senhor David, o senhor tem sido meu melhor amigo nestes anos, e quero lhe dar este presente…Dizendo isto Rajan abriu a fechadura da caixa e dos algodões tirou uma pérola gigante e a colocou na mão do seu amigo.Que maravilha! Era realmente perfeita. Por um momento o senhor David ficou mudo de espanto, contemplando a pérola. Depois disse:-É a pérola mais maravilhosa que eu já vi em toda a minha vida! E quero comprá-la senhor Rajan! Quanto custa hein? Eu darei 10.000 reais por ela! MMM não! Ainda é pouco, aliás, pagarei 20.000 reais por ela. O que você me diz? Vale mais do que isso? Já sei, eu trabalharei para você pelo resto da minha vida para obter essa pérola!Rajan não acreditava no que ouvia. Até que em fim respondeu…- Senhor David, por favor, essa pérola não tem preço. Ninguém no mundo pode pagar o que ela vale para mim. Ela não está à venda. É um presente para o senhor!-Não senhor Rajan…- disse o missionário – desse jeito não poso aceitar! Talvez pareça eu um pouco orgulhoso, mas eu vou trabalhar, vou me sacrificar e assim conseguirei comprar essa pérola tão valiosa.O velho tremia de indignação!- O senhor não está entendendo! Meu único filho deu a sua vida para pegar esta pérola do fundo do mar. O valor desta pérola é a vida e o sangue do meu filho. Não está a venda! Aceite a pérola como um presente meu… por favor…Então o missionário falou muito emocionado.

FIGURA 4
-Rajan, meu amigo… Você não esta vendo que o Senhor quer ensinar algo para você? Deus está oferecendo a salvação da sua alma como um presente, porque custou nada menos que a vida e o sangue do seu próprio Filho, e Único Filho. A salvação é tão grande que nenhum homem na terra pode comprá-la; e ninguém é tão bom que a possa merecer. Rajan, eu aceitarei humildemente esta pedra preciosa, porque dinheiro e sacrifício nenhum pagarão pela vida do seu filho. E neste momento Deus também lhe oferece a salvação de graça. Ele oferece o perdão dos seus pecados e quer levá-lo para o céu. Você não quer aceitar também humildemente este maravilhoso presente de Deus sabendo que custou a vida do seu único Filho Jesus?As lágrimas caíam copiosamente do rosto de Rajan.- Agora entendo! E aceito a salvação de Jesus o Filho de Deus, eu nunca poderia pagar o preço de um amor tão grande, que é o amor de Deus por mim! Só me resta aceitá-lo!Assim o missionário orou com o velho pescador, e naquele dia Rajan recebeu o maior presente, a inigualável pérola de Deus! Jesus o Presente de Deus aos homens!


retirado do site sementinha kids